domingo, 24 de fevereiro de 2013

Exercício físico e seus benefícios para o envelhecimento


          
      O envelhecimento é um processo natural e conforme ele ocorre, as capacidades do organismo vão diminuindo, ficando assim mais debilitado a certas atividades. Juntamente com isso, aparecem as doenças crônico-degenerativas, cardiovasculares e articulares que dificultam ainda mais esse processo.
       No entanto, apesar da contribuição genética, essa queda na capacidade funcional do idoso pode ser retardada ou acelerada dependendo do estilo de vida que se leva. Por esse motivo, vamos tratar neste post um assunto que é muito importante para se ter um envelhecimento saudável: a prática de exercício físico, ela pode mudar totalmente a realidade de um idoso proporcionando uma nova vida.
     Com o passar dos anos, quando o corpo chega nessa fase, a massa magra vai diminuindo progressivamente, o que é chamado de sarcopenia. Isso é causado pela diminuição no comprimento, elasticidade e número de fibras. Enquanto isso, a massa gorda nos tecidos aumenta, provocando assim um enfraquecimento ósseo, gerado por desmineralização desse tecido.  Além disso, a capacidade de oxigenação do idoso é muito menor do que quando adulto, o que dificulta a atividade das células musculares esqueléticas na prática de exercícios. Dessa forma, a tendência é cada vez mais se estabilizar em um sedentarismo com a chegada da terceira idade.
           Porém, essa realidade pode ser alterada com a mudança de hábitos, como o início da prática de atividades físicas, sendo que quanto mais cedo ela for iniciada, mais benefícios se obtêm, por isso não se deve esperar para começar!
          Várias pesquisas mostram que idosos que praticam exercícios físicos têm a saúde de pessoas sedentárias até 20 anos mais novas, melhora a taxa de glicose nos diabéticos, visto que aumenta o número de receptores de glicose na membrana celular diminuindo a quantidade da molécula circulante no sangue, e melhora a capacidade motora de forma geral, dando assim uma autonomia para essa pessoa.
          No próximo post vocês verão um vídeo que mostra como essa prática pode mudar a vida de um idoso. Então não espere aí sentado o tempo passar, independentemente da sua idade, procure uma atividade que lhe agrade e mude essa realidade ou mude a perspectiva do seu corpo e saúde no futuro!

Postado por Adriana Silva

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário