terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ENVELHECIMENTO x DOENÇAS RESPIRATÓRIAS


      A população mais idosa é muito vulnerável a várias doenças infectocontagiosas, principalmente às respiratórias, tanto que, no Brasil, o governo realiza campanhas de vacinação (contra a gripe, por exemplo) exclusivas pra idosos. Neste post vamos entender melhor o porquê dessa vulnerabilidade.



        O sistema imunológico de um idoso é mais debilitado se comparado ao de uma pessoa mais jovem. O papel mais importante do sistema imunológico é a capacidade de reconhecer e reagir especificamente com os mais variados tipos de agentes causadores de alergias, inflamações e  infecções, que são denominados antígenos. A sensibilidade do reconhecimento faz com que até mesmo uma pequena quantidade de antígeno ative o sistema.


      Além da proteção contra diversos agentes patológicos, o sistema imunológico garante a aquisição da memória imunológica, que  permite desencadear uma resposta a algum agente infeccioso com o qual o hospedeiro já tenha entrado em contato, mesmo após longo período sem contato com ele. Estudos indicam que, quantitativamente, células do sistema imunológico de um idoso saudável se assemelham às de um jovem saudável. Porém, qualitativamente, a atividade funcional dessas células aparece comprometida em diferentes situações etárias, assim como a atividade dos anticorpos que atuam nos mecanismos de resposta imunológica.



      Com o passar dos anos, o pulmão vai perdendo sua elasticidade e sua operabilidade, o que compromete suas principais funções, que são realizar as hematoses (trocas gasosas que ocorrem nos alvéolos pulmonares) e, assim, promover a oxigenação do sangue. Esse enfraquecimento pulmonar interferirá na realização de atividades aeróbias importantes e pode ser potencializado por maus hábitos, como o tabagismo, e por respiração de ar poluído. Os pulmões ficam, portanto, mais debilitados e o organismo torna-se mais sensível à instalação de doenças respiratórias entre elas resfriado, gripe, pneumonia, asma, bronquite e enfisema, que são as mais comuns entre os idosos. A dispnéia (ou falta de ar) e a tosse são dois sintomas indicativos de doenças respiratórias. Portanto, se forem persistentes, deve-se buscar avaliação  médica.



      Para prevenir-se contra a ocorrência de doenças respiratórias durante o processo de envelhecimento é importante não possuir o hábito de fumar, manter uma prática de exercícios diária e ter um acompanhamento por profissionais da área da saúde. A doença respiratória deve ser tratada com atenção especial no caso dos idosos e nunca negligenciada.




Postado por Beatriz Mariani 

Fontes:
http://www.portalterceiraidade.com.br/dialogo_aberto/saude_equilibrio/anteriores/anterior0012.htm
http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v7n2/18.pdf
http://doencas-respiratorias.info/mos/view/Sistema_Respirat%C3%B3rio_dos_Idosos/index.html
http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=189
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=chj&cod=_imunossenescenciaalteracoesdasdefesasdocorponoenvelhecimento-artigocienciahoje198out2003
http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=4323
http://revista.unati.uerj.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232008000200010&lng=pt&nrm=iso

Um comentário:

  1. Quero que todos saibam que existe uma cura para o (Herpes Genital). Vivi com herpes durante 2 anos e não consegui obter a minha cura, tentei vários médicos e não conseguiram dar-me a cura, ajudaram-me a suprimi-la mas não era isso que eu queria, quero ficar livre deste vírus que era tudo que eu precisava deles. Uma semana atrás, meu amigo me apresentou a este grande fitoterapeuta chamado Dr. Imoloa e me contou como este homem curou pessoas de todos os tipos de doenças, verrugas genitais, hepatite B e C, Hiv, câncer e me aconselhou a contatá-lo Eu fiz, e ele respondeu alguns minutos depois e me instruiu sobre o que fazer para que eu possa obter o medicamento à base de ervas o mais rápido possível. Desejo que ele tenha enviado para mim através do serviço de correio DHL. E ele me instruiu como tomar os medicamentos que eu gostaria de acompanhar. Algumas semanas depois, a afta ao redor da minha boca tinha sumido quando fui confirmar se eu estava realmente curado, eis que o herpes genital que estava me consumindo nos últimos 2 anos tinha sumido com o poder de cura à base de ervas que recebi do Dr. Imoloa. Este grande homem também curou todos os tipos de doenças incuráveis, como doença de Alzheimer, doença de parkinson, câncer vaginal, epilepsia, transtornos de ansiedade, doença autoimune, dor nas costas, entorse nas costas, transtorno bipolar, tumor cerebral, maligno, bruxismo, bulimia, disco cervical Doença, Doença Cardiovascular, Neoplasias, Doença Respiratória Crónica, Desordem Mental e Comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma, Artrite dos meios inflamatórios autoimunes ed. doença renal crônica, doença inflamatória das articulações, impotência, espectro do álcool feta, transtorno distímico, eczema, tuberculose, síndrome da fadiga crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, doença lúpica, úlcera bucal, câncer de boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarreia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, dor de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, Linfoma, Depressão maior, Maligno melanoma, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose múltipla, Distrofia muscular, Artrite reumatóide. Você pode entrar em contato com ele por e-mail Via drimolaherbalmademedicine@gmail.com / whatsapp +2347081986098 Website-http / www.drimolaherbalmademedicine.wordpress.com

    ResponderExcluir