É importante ressaltar, porém, que suas causas não são relacionadas simplesmente ao processo de envelhecimento, ou seja, vários outros fatores contribuem para o aparecimento dessa doença, como exercitação inadequada, obesidade e fatores hereditários. As figuras abaixo indicam as principais regiões em que ocorre artrose:
A artrose inicia-se quando alguns constituintes proteicos são alterados e outros são reduzidos em número ou em tamanho. O organismo tenta, então, reparar esse dano através da proliferação das células cartilaginosas. Entretanto, esse processo acarretará na perda da superfície lisa da cartilagem articular, o que comprometerá o movimento, expondo osso ao desgaste por meio do atrito.
Durante esse processo, enzimas presentes nas células cartilaginosas são liberadas. Estas enzimas provocam uma reação inflamatória localizada que aumenta a lesão tecidual. Aparecem esporões na superfície articular da cartilagem que fica como se tivesse vários buracos pequenos. A progressão da doença leva ao comprometimento do osso adjacente o qual estará mais suscetível a atrito e ao enfraquecimento.
Alguns dos sintomas de quem possui essa doença são limitação do movimento, dores e rigidez nas juntas e deformações nas articulações A articulação pode perder mobilidade e inclusive ficar completamente rígida numa posição incorreta à medida que piora a lesão provocada pela artrose. O novo crescimento da cartilagem, do osso e outros tecidos pode aumentar o tamanho das articulações. A cartilagem áspera faz com que as articulações ranjam ao mover-se.
Não existem uma cura definitiva para a artrose. No entanto, é possível nas fases mais precoces, diminuir a dor e a rigidez das articulações, bem como melhorar os movimentos e a capacidade geral do indivíduo, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Postado por Beatriz Mariani
Referências:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artrose/index.php
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=756
http://www.artriteeartrose.com.br/artrose.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário